quinta-feira, 18 de outubro de 2012

41º CONVIVIO CULTURAL - CASA DOS PATUDOS

No dia 17 de Outubro de 2012, os membros do MCR, visitaram a Casa dos Patudos, situada em Alpiarça no Distrito de Santarém. Estiveram presentes oito membros. Esta casa, segundo um projecto do arquitecto Raúl Lino foi feita para José Relvas nos anos de 1905 e 1909 cujo nascimento foi em 5 de Março de 1858 na Golegã, numa família de proprietários rurais. Da sua formação, sabemos que frequentou a Universidade de Coim
bra e em Lisboa concluiu o Curso Superior de Letras em 1880. Em 5 de Fevereiro  de 1882 casou com  Eugénia Antónia Silva Mendes . O casal teve três filhos e nenhum sobreviveu. José Relvas foi político, diplomata, estadista, lavrador, coleccionador de arte e músico amador. Foi José Relvas que proclamou a República a 5 de Outubro de 1910. Foi Ministro das Finanças no Governo Provisório entre 1910 e 1911,  sendo ele que instaurou o escudo em Portugal tendo sido também embaixador de Portugal em Madrid. Desempenhou igualmente as funções de  Chefe do Governo e Ministro do Interior (1919).Da visita efectuada, destacamos pinturas de Malhoa, Rafael Bordalo Pinheiro, Tomas da Anunciação e outros. De destacar magnifico mobiliário e logo na entrada os maravilhosos azulejos, autentica obra de arte com paisagens da lavoura local. O nome de Casa dos Patudos deve-se ao facto de existirem naquela zona muitos Patos. José Relvas legou a Quinta dos Patudos e todos os seus bens ao Municipio de Alpiarça por testamento de 1929, tendo ficada expresso que a Casa fosse conservada como Museu. O habitual almoço foi efectuado em Almeirim no Restaurante O Toucinho da qual juntamos algumas fotos tendo sido presenteados pelo seu aniversário os membros José Mauricio e João Ilidio. Não são juntas fotos da Casa por não ser permitido. No fim mais uma visita de grande valor cultural que será por certo bem recordada.

3 comentários:

  1. Eis oito patinhos que sabem bem nadar, visitaram a casa dos Patudos para mais tarde recordar!
    Engraçado a foto do suspeito 9º elemento que do seu pedestal observa a cerimonia de homenagem também a rir!!!
    mf

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, reina o humor neste grupo o que é salutar, quer nas visitas, no repasto e na observação fotográfica. Ainda bem.

    ResponderEliminar
  3. O MCR, agradece ao reformado Mf a gentileza mais uma vez demonstrada, quando de deslocações de levar uma geleira com "mijecas" e tiras de milho, que após uma paragem deliciam todos os companheiros. O nosso muito obrigado.

    ResponderEliminar