quarta-feira, 3 de outubro de 2012

40º. CONVIVIO CULTURAL-QTA DA REGALEIRA-SINTRA






Tiveram início no dia 3 e Outubro de 2012, as actividades do MCR, com uma espectacular visita à Qta. da Regaleira em Sintra. Visita guiada pelo Dr. Rui Felizardo, que elucidou em pormenor o que iriamos encontrar, nas duas horas da referida visita. Carvalho Monteiro, pelo traço do arquitecto italiano Luigi Manini, dotou a quintq com belissimos jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, que ocultam significados alquimicos tais como a Maçonaria, Templários e Rosa-Cruz, Os espaços têm traçados nistos que evocam a arquitectura romântica, gótica , renascentistas e manuelina. Da visita, retemos na imagem o Poço Iniciático aue é uma galeria subterrânea c om uma escvadaria em espiral, sustentada por culunas esculpidas, por onde se desce até ao fundo do poço. São nove patamares que podem representar os nove circulos do Inferno, do Paraíso ou do Purgatório. No fundo do Poço, está embutida uma rosa dos ventos. Diz-se que o poço seria usado para rituais da maçonaria, daí os nove patamares. A pedra da sua construção é de Peniche.Também de muita beleza a Capela da Santissima Trindade. Tem um vitral com a representação do milagre de Nossa Senhora da Nazare a D. Fuas Roupinho. No chão, estão representados a Esfera Armilar ou Globo Celeste e da LOrdem de Cristo, rodeados de pentagramas (estrelas de cinco pontas) Visitar a Quinta da Regaleira, é estar num local paradisiaco de rara beleza, onde nos apetece voltar e passar até um dia completo. É de uma calma que não se consegue descrever. Acabada a visita o almoço foi efectuado no Restaurante "Apeadeiro" tendo sido distribuidas as habituais prendas de aniversários aos aniversariantes do mês de Junho António Ornelas e Carlos Fidalgo, quen sòmente agora foram distribuídas pelo facto do MCR tem interrompido as actividades por motivo de férias. Juntam-se algumas fotos desta visita, que certamente será uma das referencias das visitas efectuadas.

2 comentários:

  1. A visita à Qta da Regaleira, foi um regalo. Portugal tem património, historia secular que é apreciada. Nós próprios temos vindo a comprovar os exemplos acompanhados por este grupo fantástico de amigos que também vai fazendo a sua história.
    Obrigado pela companhia.
    mf

    ResponderEliminar
  2. De facto a Qta da Regaleira é um "enorme" regalo. O grupo, embora reduzido, portou-se muito bem, embora tenha havido abraços ao busto de Camões e umas festas no Hermes e assim o grupo se vai mantendo alegre, unido (onde é que ouvi isto) e sempre atento às explicações dadas e com uma disposiçao elogiada pelo guia. Um obrigado para todos nós.

    ResponderEliminar