sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

44ºCONVIVIO CULTURAL - DISTRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS






Finda a visita ao Museu da Cidade, rumaram os membros do MCR ao almoço habitual, realizado no Restaurante Camões na Fonte da Telha. Foi lembrado que este movimento já tem quatro anos e as visitas efectuadas foram já num total de 50, assim distribuidas: ano de 2009 - 12 visitas; ano de 2010 11 visitas; ano de 2011 - 14 visitas e ano de 2012 - 13 visitas.  Poderemos considerar que o balanço tem sido muito positivo. No ano de 2012, todas as visitas foram guiadas. Destacamos como as mais belas a visita à Qta da Regaleira e à Casa Fundação Medeiros e Almeida. Nem todos os membros estiveram em todas, esperando que sempre que possível tal se verifique. Depois de servido o almoço, foram tecidas diversas propostas para o engradecimento do movimento, tendo sido distribuídas prendas a todos os membros presentes. Destacamos o membro Manuel Freixiosa, que foi presenteado com prémio "FARNEL" dado que sempre que o movimento se desloca para fora do conselho, tem sempre a amabilidade de levar um pequeno farnel, gesto que foi sempre devidamente apreciado por todos. Por ser de inteira justiça, aqui fica o respectivo agradecimento, que teve uma grande ovação, tendo ficado um pouco comovido. Como é habitual, tiveram o prémio de "ASSIDUIDADE" os membros Manuel Alves , João Ilidio e Carlos Fidalgo que compareceram a todos os eventos. Assim terminou com este almoço e esta visita à cidade de Almada, esperando e sendo desejo de todos que o movimento continue nas suas visitas sempre na vertente cultural no ano que se aproxima de 2013. Obrigado a todos pela sua voluntariedade e o desejo sempre manifestado de conhecer aquilo que temos e que por vezes não damos o devido valor. Embora seniores, o nosso espirito e vontade é de gente muito jovem. Em 2013, voltamos às visitas. Juntamos fotos, da distribuição dos prémios e o DVD  com as reportagens das visitas vai ser superiormente efectuada por Manuel Alves, com o seu cunho cinematográfico.

44º CONVIVIO CULTURAL - MUSEU DA CIDADE - ALMADA

No dia 13 de Dezembro de 2012, os membros do MCR, na sua máxima força, deslocaram-se ao Museu da Cidade de Almada, mesmo aqui à porta. A visita foi superiormente guiada pelo Dr. João Valente, que nos explicou que os primeiros vestigios da presença humana em Almada, remontam ao Paleolítico, há mais de 100.000 anos. Deste período foram identificados vestigios dispersos embora escassos que permitem que houve grupos de caçadores. No período Neolitico, entre 5000 e os 2800 A.C. a  ocupa-
ção do território, seria mais densa. Assim foram encontrados arqueológicos no Monte Alagoa, Ramalha, Cacilhas, Almaraz e Rua da Judiaria. No período Calcolítico, entre 2700 a 1700 A.C. há vestigios de fundição de cobre.Em 1985 em Almaraz foi identificado como local arqueológico de elevado valor patrimonial que foi considerado de interesse público.Em Cacilhas, foram descobertas fábricas de salga de peixe e olarias de produção de vasilhame anfôrico na Quinta do Rouxinol. Em 1981, foram identificadas varias sepulturas escavadas na rocha (séculos XII e XVI), enfim muita história, desconhecidos de todos nós. Igualmente se encontra uma exposição, da parte laboral da cidade, fotos dos cacilheiros e camionagem dos anos 50 bem como bilhetes , que fizeram a delicia de todos. Foi devidamente apreciada uma maquete da cidade e da sua expanção, e o futuro da cidade para daqui a mais uns anos. Uma visita gratificante, em que todos os membros se mostraram muito interessados, com várias perguntas sobre a cidade, tendo-se estabelecido um diálogo de grande valor.Juntamos fotos obtidas nesta brilhante visita.