sábado, 11 de fevereiro de 2012

35º CONVIVIO CULTURAL-NAVIO ESCOLA SAGRES E PADRÃO DESCOBRIMENTOS































No dia 9 de Fevereiro de 2012, os elementos do nucleo duro do MCR, deslocaram-se na habitual visita cultural ao Navio Escola Sagres, que comemora 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, e cuja visita poderia ser efectuada. Este navio escola foi construído na Alemanha e entrou ao serviço da Marinha Portuguesa em 1961 para substituír a antiga Sagres. É um navio escola de grande porte, que aconselhamos a quem puder efectuar uma visita. de seguida, e como estavamos perto, efectuou-se uma deslocação ao Padrão dos Descobrimentos, que Conttinelli Telmo esboçou e que Leitão e Barros e Leopoldo de Almeida deram a sua forma. Foi inaugurado em 1940, quando da exposição do Mundo Português, tendo 33 figuras da nossa História. O monumento tem a traça de uma caravela tendo à proa a figura do Infante D. Henrique. No terreiro tem uma decoração da Rosa-dos-Ventos com 50 metros de diâmetro, executada em mármore de várias qualidades que foi oferta da República da África do Sul. Terminada a visita, rumamos a sul a casa do reformado Manuel Alves, para saborear meio-leitão, acompanhado de espumante e um belissimo arroz doce. foi presentado Manuel Alves pelo seu aniversário no dia 21 de Janeiro com a habitual estatueta. Depois do repasto que correu maravilhosamente, com grande alegra, juntamos algumas fotos para memória futura.

5 comentários:

  1. Mais uma vez apanharam-me ausente e com pena ainda não foi desta que consegui participar na vertente cultural. A gastronomica já estou mais por dentro. Dito isto reconheço que ainda ando um pouco afastado do espirito do grupo prometendo um esforço para conseguir uma maior integração na equipa. Sublinho tambem a notavel jovialidade de espirito do nosso companheiro Fidalgo transmitindo uma alegria contagiante nestas "deambulações".Espero na proxima reunião cultural estar presente.

    ResponderEliminar
  2. Carissimo Jota c. ´com o maior prazer que verificamos que aderiu ao blogge do MCR. Pena é que o tempo disponível de um reformado (para alguns teriam de ter 24 horas) ainda o tenham apanhado ausente das manhãs culturais. Embora a vertente gastronómica seja também importante, mas a vertente cultural foi a base do MCR e depois então a vertente gastronómica.Se fosse sòmente a segunda, não era possivel estes convivios. Desde o início, e já lá vão 35 eventos, tem-se seguido sempre a ideia do reformado J. Mauricio a que todos aderiram com a maior satisfação e empenho. É evidente, que andar por vezes duas horas de cabeça erguida a olhar para os tectos, quadros, ossos, fotos de fadistas, visitar caravelas, peixes de água doce, navios, olarias, igrejas e ouvir falar dos feitos dos portugueses em tempos passados, que até ficamos arrepiados e saber onde ficava a casa de banho, que a banheita estava ali e já não estáe que faltam os degraus e que tudo foi mudado, não é fáci. Mas todos reconhecemos, que se não fossemos todos em grupo, tais visitas não eram possiveis, e, não tínhamos conhecimento daquilo que é nosso e nos diz respeito. Todos os locais visitados, foram uma enorme novidade. Para aqueles que têm o DVD dos anos de 2009 e 2010, se pode analisar em pormenor os olhares interessados e curiosos, dos membros do MCR ouvindo as explicações dos guias que por vezes nos têm acompanhado, captados superiormente pela objectiva de Manuel Alves. É preciso reter esta memória histórica dos eventos do MCR, e quem não o fuizer nãop vive. Alguns membros entraram e sairam, por não se enquadrarem non grupo outros por razões pessoais, Esperamos que a fututra presença do jota c, seja uma realidade e que o afastamento até agotra seja uma miragem, mas é só uma vez por mês ao meio do mesmo. Que diabo, é´só agendar no telemóvel de preferencia numa quarta-feira e pronto já está. Aliás as convocações são feitas com a devida antecedência ... e depois é preciso paciência e rirmos de "um intruso" que sempre que vê um quadro com um individuo de barbas diz logo que é o Mauricio. Também é preciso cuidado com a procura das casas de banho, nestas idades a sua procura é imperiosa... as mijas são constantes. Não ligar a elementos do MCR que atendem o telemóvel em qualquer lugar. A próxima visita tem um caracter pessoano, uma vez que a pedido se vai visitar na Fundação Caloste Gulbenkian Fernando Pessoa. Para terminar, não é permitido jogar "king" nem falar de outras coisas a não ser do MCR. Um abraço para todos do
    Patriarca

    ResponderEliminar
  3. Bem dito. Bem escrito. O estarmos aqui presentes é muito importante, liberta-nos dos vícios perniciosos que nos aliciam diariamente. Estamos entretidos, solitários na escrita mas juntos na transmissão.
    O comentário anterior do reformado JC, creio que não é nenhum novo "JESUS CRISTO", ele é o bem aparecido amigo José Trincão, que assim inicia a sua participação e a quem saudamos e desejamos a sua eficaz comparência nos eventos.
    Muito obrigado.
    Com este comentário contribui com 5 minutos de voluntariado social.

    ResponderEliminar
  4. Em aditamento ao comentário anterior convém sublinhar e elogiar o novo visual facial do nosso amigo Manuel Alves, que nos surpreendeu com a eliminação do seu estimado bigode. Desejamos, nesta nova aparência, o ressuscitar para novos desafios na descoberta de um "Mundo Novo"
    Um abraço do
    MF

    ResponderEliminar
  5. Agora SIM estou seriamente preocupado. O novo visual de Manuel Alves, traz para todos os membros uma vigilância reforçada.Com a visita a museus, teremos de estar sempre atentos a que se falta alguém, uma vez que a diferença é enorme.Sugiro que se compre um penacho do género da GNR para localizarmos o dito cujo em qualquer lugar e o mesmo se perder. No tocante ao comentário de Freixiosa e no caso de Jesus Cristo, esperamos todos que não seja um S.S. Até breve um abraço para todos com amizade,
    C.Fidalgo

    ResponderEliminar