domingo, 2 de outubro de 2011

30º.CONVIVIO CULTURAL - AQUEDUTO AGUAS LIVRES E ESTAÇÃO ELEVATÓRIA A VAPOR DOS BARBADINHOS































No dia 21 de Outubro, foram retomadas as iniciativas do MCR com uma visita ao Aqueduto das Águas Livres. Em 12 de Maio de 1731, foi autorizada por alvará régio de D. João V a sua construção, tendo as obras sido iniciadas em Agosto de 1732 e em 1748 o Aqueduto entra em funcionamento, abastecendo de água a cidade de Lisboa. A sua extenção é de 58.135 metros. O Aqueduto é considerado um dos "ex-libris" de Lisboa, mas também uma das mais notáveis obras de engenharia portuguesa. Do cimo do Aqueduto, a paisagem sobre Lisboa é deslumbrante. Seguidamente os elementos do MCR, deslocaram-se à Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, que foi inaugurada em 3 de Outubro de 1880, que permitiu aumentar o volume de água Lisboa.As máquinas cujo vapor era produzido por cinco caldeiras, todos do mesmo tipo, êmbolos verticais de dois cilindros cada . Terminada a visita, o almoço habitual foi efectuado no Restaurante PITEU na Graça. Por Manuel Alves, foi distribuido um DVD com as actividades efectuadas no ano de 2010. Este DVD do ano de 2010, prima pela qualidade e som e servirá para recordar as visitas efectuadas e os angulos fotográficos obtidos. Foi presenteado com a oferta habitual José Mauricio pela passagem de mais um aniversário. Não conseguimos obter uma foto do evento ... mas na próxima estará em publicação. Juntamos algumas fotos deste convivio.

2 comentários:

  1. No almoço realizado no Restaurante Pitéu, Manuel Alves, entregou aos elementos do MCR presentesd um DVD com as actividades realizadas no ano de 2010. Este DVD, de alta categoria é acompanhada com o som de belas melodias em piano. Trabalho de muito bom gosto. Todos estamos agradecidos. É bom, relembrar o que foi feito em 2010 e quem sabe, mais tarde mostrar aos netos o Portugal que eles possivelmente não irão, conhecer. Por mim agradeço a companhia de todos, porque sem ela não era possível ver e rever monumentos e exposições e que com o DVD nos poderemos deliciar com os angulos obtidos pela máquina de Manuel Alves. A todos o meu obrigado pela companhia e pelo DVD.

    ResponderEliminar
  2. Juntei mais uns anos de vida ao ver as imagens do DVD. Merece o preço. Contamos que o de 2011 seja ainda mais brilhante ... e que terão de certeza o "O Homem do Telefone digo do portatil, sempre atarefado ... mesmo nas igrejas" Para o Manuel Alves o meu carinho pelo trabalho apresentado. Obrigado.
    Carlos Fidalgo

    ResponderEliminar