domingo, 22 de novembro de 2015

75ª. VISITA CULTURAL - IGREJA E MOSTEIRO DE S. VICENTE DE FORA

No dia 4 de Novembro de 2015, os membros do MCR, rumaram novamente a Lisboa, sempre bonita, desta vez perto da Feira da Ladra (famosa) mais propriamente à Igreja e Mosteiro de S. Vicente de Fora. Visitas guiadas na Igreja pela Dra. Dorinda e ao Convento pelo Dr. Luis, ambos com muita categoria, que nos elucidaram em pormenor, tudo o que iamos vendo. Assim, a Igreja de S. Vicene de Fora, foi mandada construir em 1582, local onde D. Afonso Henriques terá construído um templo invocando São Vicente e que ficava situado fora das muralhas da cidade.. No seu interior encontramos un baldaquino em estilo barroco de Machado de Castro e um orgao construído em 1765. À volta do Mosteiro paineis em azulejo com cenas rurais. Após a Restauração Nacional D. João V mandou acrestar um altar barroco.Podemos no seu interior, paineis (imensos) de azulejos bem como uma colecção em azulejo das fábulas de La Fontaine. Ainda podemos admirar uma sacristia belissima e om Panteão eal onde repousam os membros da Dinastia de Bragança. Junto ao tumulo de D. Carlos, uma estátua de Raul Lino intitulada A DOR, que é uma coisa espectacular. Terminada a visita o almoço foi efectuado no Restaurante PITEU já nosso conhecido.Seguidamente fomos visitar a VILA BERTA e rumamos ao local de partida, a pé, e viagenm de barco. Uma das visitas marcantes do MCR. Juntamos umas fotos.

sábado, 14 de novembro de 2015

74ª. VISITA CUILTURAL E GASTRONOMICA-MUSEU ANTONIANO - LISBOA

No dia 21 de Outubro de 2015, os membros do MCR, visitaram mais uma vez Lisboa. A visita foi ao Museu Antoniano, junto à Sé. Visita guiada superiormente pela Dra. Ana Paula Antunes, que nos explicou em pormenor a vida de Santo António de Lisboa. Este Museu, dedicado inteiramente a santo António, nascido em Lisboa em 1191, mesmo junto à Sé, filho de uma família burguesa com o nome de Fernando de Bulhões, estudou em Lisboa e mais tarde no Convento de . Vicente de Fora, Estudou Direito em Coimbra no Mosteiro de Santa Cruz. Adota o nome de António no Convento de Santo Antão dos Olivais. Parte para Marrocos para evangelizar. evido a uma doença regressa a Portugal mas devido a uma tespestade a mesma arrasta o navio para Itália, onde se torna um eximio orador e pregador. Atrai multidões e morre em Arcela (Pádua) a 13 de Junho de 1231 e é canonizado menos de um ano mais tarde. Esta foi a vida de Santo António. terminada a visita o almoço foi efectuado no Restaurante O Regional com regresso ao ponto de partida, todos mais uma vez cheios de cultura. Juntamosn umas fotos desta visita.

domingo, 1 de novembro de 2015

73ª. VISITA CULTURAL E GASTRONOMICA-VISITA AO TEATRO NACIONAL D. MARIA II

No dia 28 de Setembro de 2015, os membros do MCR, tiveram a sua visita ao Teatro Nacional D. Maria II. Saída pelas 9.30 do local habitual, em viagem de barco com destino a Lisboa. Primeira paragem, num local onde alguns dos membros não visitavam à cerca de trinta anos. A Taberna dos Pirata, onde foram bebidos do mesmo. Iniciada a visita guiada pela Dra. Maria de Jesus, onde nos foi explicado em pormenor a existência desta
fabuloso teatro. O teatro Naciional D. Maria II, abriu as suas salas no dia 13 de Abril de1846. Na sua inauguração foi exibida a peça O MAGRICO E OS DOZE DE INGLATERRA. Passos Manuel incumbiu Almeida Garrett de pensar o Teatro Portugues, uma vez que se vivian em plena época romantica. Em 1964, um brutal incêndio destruiu o teatro e sòmente em 1978 o mesmo reabriu. Por este teatro, passaram imensas figuras teatrais como Amélia Rey Colaço, Eunice Munoz, Lourdes Norberto, Jacinto Ramos, e tantos outros. Em 2012, o teatro foi classificado como monumento nacional. Terminada a visita, o almoço foi efectuado no restaurante O REGIONAL. Esteve presente o novo membro reformado Miguel Fonseca, que foi presentado com a prenda habitual. Juntamos algumas fotos desta espectacular visita.