sexta-feira, 20 de junho de 2014

61º. CONVIVIO CULTURAL - PALÁCIO DE MONSERRATE

Sintra foi mais uma vez, o local da visita, inserida no 61º convivio cultural e gastrómico do MCR. Visita primorosamente guiada pela Dra. Dora Conceição.Este palácio localizado na Serra de Sintra e um dos mais belos jardins romanticos e exoticos do Paíscom  uma colecção de plantas sub-tropicais bem como arvoresd coníferas. Devido à sua excelente localização, funciona como uma estufa. Em carca de 30 hecta
res, tudo é belo. A história de Monserrate vem de 1540. onde o abade Gasspar Preto contrói uma capela à qual dá o nome de Monserrate, uma vez que se havia deslocado à atalunha em peregrinação ao santuário de Nossa Senhora de Monserrate.Em 1755 foi destruída e foi alugada pela família Melo e Castro a Gerard DeVisme, importaqnte homemde negócios Inglês que mandou construír o palácio no estilo neo~gótico e sub-aluga a Wiliam Beckford. Em 1809, Lord Byron imortaliza Monserrate com Sintra sendo um "Glorioso Paraíso" A seguir à segunda Guerra Mundial o palácio é vendido em 1949 ao Estado Português, o qual se foi deteriorando. Todo o seu recheio foi leiloado e aslgum extraviado.O ediddicio foi classificado em 1978 como imóvel de interesse público. Nesta deslocação nãp houve oportunidade de adquirir os famosos "travesseiros" A classificação deste visita foi de 10,3 para o almoço servido no Restaurante a "Tasca do Manel" e para a visita 16 valores. Para a guia que no acompanhou, relatando em pormenor durante duas horas19,9 valores. Juntamos algumas fotos desta visita e em breve voltaremos a Sintra. Aproxima visita será em Setembro depois dos gozo das merecidas férias.

sábado, 7 de junho de 2014

60º VISITA CULTURAL - MUSEU DA FARMACIA

No dia 22 de Maio de 2014, os membros do MCR deslocaram-se ao Alto de Sta. Catarina - com uma paisagem deslumbrante- onde se encontra situado o Museu da Farmácia. Este fabuloso Museu que foi inaugurado em Junho de 1996, cujas primeiras peçaxs foram doadas à Associação Nacional de Farmácia pelo Dr. Salgueiro Basso ao que se seguiram outras doações de diversos farmaceuticos e outras instituições, que enriqueceram este Museu. A visita foi guiada pelo senhor Director do Museu Dr. João Neto, que nos foi elucidando primorosamente todas as peças expostas bem como as suas origens e asplicação das mesmas. Exitem peças de diversas origens desde o Egipto, Roma, Mesopotâmia de grande qualidade. Podemos observar a reconstituição de quatro Farmácias como a de Macau, uma do século XVIII bem como uma fármacia portatil levada a bordo do Space Shuttle e uma outra utilizada por Roald Amundsen na Expedição ao Polo Norte em 1911. Um Museu de rara beleza que a todos os presentes enriqueceu no seu conhecvimento. Terminada a visita, o almoço habitual foi efectuado no Restaurante "O Princepe do Calhariz". A terminar foram tomar o cafe ao Park que também tem uma visita fenomenal sobre Lisboa. Como é habitual juntamos algumas fotos desta espectacular visita.