domingo, 15 de dezembro de 2013

55ºCONVIVIO CULTURAL - VISITA AO MUSEU HISTORICO DE ALMADA

No dia 11 de Dezembro de 2013, a visita programada foi efectuada como é habitual  no mês de Dezembro dedicada ao distrito de Setúbal. Desta vez ao Arquivo Histórico   Almada. Fomos recebidos pelo Professor Alexandre Flores, que nos em pormenor toda a História de Almada e slobre a mostra documental "dos 500 anos do Foral Manuelino de Almada 1513 - 2013", como era Almada, os produtos que eram comercializadsos, os seviços prestados, as moedas que circulavam, as portagens cobradas  no trajecto de Almada para Lisboa, enfim toda a história de Almada ricamente explicada, que foi vivamente apreciada por todos os membnros do MCR. Seguidamente, foi-nmos mostrado um pergaminho da época bem como o foral de Almada, documento muito valioso de rara beleza. Estarmos a ver ao vivo um documento com 500 anos, é uma sensação que não podemos descrever e que aconselhamos a quem desejar visitar esta belissima exposição. Terminada a visita, o almço de Natal foi efectuado no Restaurante Arco Iris, onde foram distribuídas prendas por todos os membros do MCR. Foi analisad em pormenor o Relatório e Contas das Actividades do ano de 2013 e o orçamento para o ano de 2014, que foi aprovado por unanimidade. Com grande alegria, terminou mais esta memorável visita, estando-se já a programar as visitas para o ano de 2014. Juntamos algumas fotos desta visita de fim de ano.








domingo, 8 de dezembro de 2013

54º CONVIVIO CULTURAL - VISITA MUSEU RTP - 2ª. PARTE

Na continuação da visita, oa membros do MCR rumaram aos Olivais onde foi servido o almoço no Restaurante "A TASCA DO RUSSO", altamente mal recomendado. às 14,30 visita ao Museu da RTP onde fomos recebidos pela Dra. Rosário Vivalfo, nossa guia nesta maravilhosa visita.. O Museu da RTP faz-nos recuar no tempo, onde estão expostas peças, agora querc da rádio quer da televisão que com o avanço tecnológico nos obriga a pensar...  este espaço museológico possui uma zona multimédia onde podemos visionar programas que retratam a história da rádio e da televisão. bem como os  conteúdos radiofónicos que fazem o nosso imaginário. Uma visita que aconselhamos, uma vez que estálá tudo o que é feito por nós. Juntamos algumas fotos desta visita.






domingo, 1 de dezembro de 2013

54º CONVIVIO CULTURAL -VISITA AO ARCO DA RUA AUGUSTA

No diam 27 de Novembro de 2013, os membros do MCR tiveram duas visitas. No período da manhã uma visita ao Arco da Rua. Augusta, recentemente inaugurado. A sua construção começou após o terramoto de 1755, mais precisamente de 1775, tendo esta versão sido demolida em 1777, no início do reinado de D. Maria I e a demissão do Marquês de Pombal. No ano de 1873, recomeçou a edificação do arco segundo um projecto de Verissimo Costa nos anos de 1843 sendo as obras concluídas em 1875. Na parte superior podemos observar esculturas de Celestin Calmels que representam a Glória, coroando o Genio e o Valor. Há igualmente esculturas de Victor Bastos que representam Nuno Alares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal. Do cimo podemos observar uma vista soberba sobre a cidade de Lisboa, que é sempre LINDA Desta memoravel visita, apresentamos algumas fotos para recordar.