sábado, 26 de outubro de 2013

52ºCONVIVIO CULTURAL - MUSEU OCEANOGRAFICO - ARRÁBIDA

Os elementos do MCR visitaram no dia 23 de Outubro de 2013 o Museu Oceanográfico, situado em plena Serra da Arrábida, mas propriamento no Portinha da Arrábida. Este Museu inserido na  Fortaleza de Nossa Senhora da Arrábida, foi mandado construír por D. Pedro em 1670. conforme uma lápide que encima o portão de entrada. Tem uma traça seiscentista, com quatro parapeitos para o lado do mar. Em 1932 foi adaptado a pousada que funcionou até 1976. Em 1978 foi entregue ao Parque Natural da Arrábida e foi considerado imóvel de Interesse Público. Foram efectuadas diversas obras de recuperação e instalado o Museu Oceanográfico em 1991. No seu interior podemos observar vários peixes em aquários de água salgada. bem como exemplares de diversos peixes embalsamados. Finda a visita, foi a almoço efectuado no Restaurante Ancora Azul no Clube Naval em Setúbal. Como a cidade é rica em Museus, contamos em breve efectuar uma nova visita. Juntamos algumas fotos deste conviviom cultural.







sexta-feira, 11 de outubro de 2013

51º. CONVIVIO CULTURAL - VISITA PALÁCIO DA PENA - SINTRA

No dia 9 de Outubro de 2013, os elementos do MCR tiveram uma visita à Vila de Sintra ao Palácio da Pena. Saída do local habitual às 9,45 horas para uma visita guiada pela Dra. Catarina Sobral. O Palácio da Pena é um dos simbolos do Romantismo português. Em 2007 foi considerado como uma das maravilhas de Portugal. O palácio é considerado o primeiro romantico da Europa, construído cerca de 30 anos antes do
carismatico Schloss Neushwanstein na Baviera. D. João II havia construído uma capela e mais tarde D. Fernando II constriu o que agora e o palácio, de grande beleza. Após a morte de D. Fernando II deixou o palácio a sua esposa Condesa Edla.. O palácio foi foi igualmente habitado pelo Rei D. Carlos e D. Amélia. O seu recheio é riquissimo, com salas primorosamente decoradas no estilo árabe e com materiais das pedreiras de Sntra e Montemor. Existem azulejos na entrada, já com a ulilização do vidrado. Todo o parque é hoje considerado na Europa, detentor do mais rico e invulgar conjunto de espécies arbóreas, originárias de toda a parte do mundo. Acabada a visita foi o almoço efectuado no Restaurante O Apeadeiro. De registar a presença do elemento do MCR Manuel Freixiosa, que como sempre com a sua boa disposição alegrou todos quer na visita quer durante a refeição. A sua presença é sempre do agrado de todos. Foram presentados os membros José Mauricio, José Simões e Manuel Freixiosa pelas passagens dos seus aniversários. Os nosso mais sinceros parabens a todos. Juntamos algumas fotos desta visita fabulosa ao berço do Romantismo. A Vila é  muito bonita e temos mais para visitar. Até um dia.