sábado, 24 de novembro de 2012

43º.CONVIVIO CULTURAL-CASA MUSEU FUNDAÇÃO MEDEIROS E ALMEIDA






A complementar este dia 21 de Novembro de 2012, dia de muito trabalho, rumamos à Casa Museu Fundação Medeiros e Almeida. António de Medeiros e Almeida foi uma notável figura do nosso meio social e empresarial. Em 1940 adquiriu em Lisboa um palacete construído em 1896 bem ao estilo perisiense no centro de Lisboa, onde fixou residência.No período pós-guerra e no auge da sua carreira profissional, vai-lhe permitir adquirir uma vasta colecção de obras de arte de imenso valor. Em 1973 cria a Fundação à qual dá o seu nome, com o objectivo de manter o património da Casa Museu aberto ao usufruto do público. Nestas fabulosas colecções destacamos as porcelanas da China, relojoaria, uma imensa colecção de relógios (uma das verdadeiras paixões da sua vida) um  relógio que  pertenceu à Imperatriz Sissi, um serviço de chá em prata que pertenceu a Napoleão, um carrinho de passeio do filho do Duque de Wellington, um  relógio de bolso em ouro e platina de Junot, um leque da Rainha Maria Pia, enfim uma colecção que é dificil de descrever. Destacamos igualmente uma vitrine com relógios de bolso e de mesa de A.L. Breguet e uma vasta colecção de joias que brilham a todos os olhos. Por amável simpatia da nossa guia, Dra. Maria Mayer foi-nos permitido obter uma foto de todos na sala de jantar, que é uma coisa do outro mundo. Terminada a visita foi oferecido um porta chaves do MCR à nossa brilhante guia, sendo esta visita considerada por todos uma das mais brilhantes efectuadas pelo Movimento. De referir que a nossa guia ficou maravilhada com a nossa visita, pelo interesse manifestado e pelas perguntas efectuadas sobretudo na secção de relojoaria Terminada a visita, regresso a pé em direcção ao Cais do Sodre, com passagem pela Ginginha. A foto está um pouco termida, mas dado a que  o dia ter sido muito exaustivo e os piratas e as ginjas para tudo contribuiram. Assim terminou um dia de muito trabalho e com  imensa cultura que a todos enriquece.

42ºCONVIVIO CULTURAL-MUSEU NACIONAL DESPORTO





Finda a visita ao Palácio Foz, foi aconselhado pelo guia, que  poderiamos visitar o Museu Nacional do Desporto, recentemente inaugurado. Foi uma boa opção. Este Museu foi inaugurado em 12 de Julho de 2012, o ano em que Portugal comemora 100 anos de participação nos Jogos Olimpicos e está instalado numa des dependências  do Palácio Foz. Neste Museu, encontram-se a bota de ouro que Eusébio ganhou em 1965 e que ofereceu ao Museu, centenas dde medalhas de vários atletas, equipamentos utilizados em grandes competições. bicicletas e uma biblioteca. Também com muito interesse e devidamente apreciado, foi a exposição de diversos cartazes alusivos os Jogos Olimpicos, dos quais juntamos algumas fotos. Esta foi uma não programada que acabou com ser um complemento para o almoço que se iria seguir. Antes porém uma visita "aos Piratas" também um Museu de Lisboa.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

42º CONVIVIO CULTURAL -PALÁCIO FOZ

No dia 21 de Novembro de 2012 os membros do MCR deslocaram-se a diversos locais. Um dia cheio de actividade. Deslocação no Metro a Sul a do Tejo e barco para o Cais do Sodré. Uma tragédia, uma vez que uma grande parte dos membros não sabe viajar de transporte público. Um dia cheio de Sol, com Lisboa a nosso pés. Uma beleza que nem todos sabes apreciar. Visita guiada com um outro grupo de reformados. Este Palácio também conhecido pelo Palácio dos Condes de Castelo Melhor, foi encomendado ao arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri, revelando o bom gosto italiano. Em 1889, o Palácio é adquirido pelo Marquês da Foz, que transformou os seus interiores no que demais sumptuoso se conhecia em Lisboa, com pinturas de José Malhoa e Columbano. Em tempos, teria sido o primeiro Centro Comercial, onde estavam instalados diversos comércio e na cave um Restaurante, que visitamos com o nome de Abadia, que era onde se reuniam os "Makavencos" em tertúlias. Destacamos a sala dos espelhos , sala de jantar, galeria dos bustos e sala Luis XVI.Foi nosso convidado o reformado José Capelo que mostrou grande interesse pela visita.