quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Concluimos,hoje, mais um convívio.
Tivemos a presença de mais um companheiro,Trincão. Só esteve disponível para o almoço.Para o próximo esperamos contar com ele em pleno, almoço e visita cultural.
constata-se que todos os elementos continuam muito interessados e cada vez mais empenhados
em aumentar os níveis culturais. Alguns assobiam para o ar e distraidos com brincadeiras, outros só querem saber onde fica o WC, mesmo assim, com estas condicionantes,saem todos mais competentes.
Gostei de estar presente,parabéns aos Organizadores.
um abaço
mf

domingo, 2 de outubro de 2011

30º.CONVIVIO CULTURAL - AQUEDUTO AGUAS LIVRES E ESTAÇÃO ELEVATÓRIA A VAPOR DOS BARBADINHOS































No dia 21 de Outubro, foram retomadas as iniciativas do MCR com uma visita ao Aqueduto das Águas Livres. Em 12 de Maio de 1731, foi autorizada por alvará régio de D. João V a sua construção, tendo as obras sido iniciadas em Agosto de 1732 e em 1748 o Aqueduto entra em funcionamento, abastecendo de água a cidade de Lisboa. A sua extenção é de 58.135 metros. O Aqueduto é considerado um dos "ex-libris" de Lisboa, mas também uma das mais notáveis obras de engenharia portuguesa. Do cimo do Aqueduto, a paisagem sobre Lisboa é deslumbrante. Seguidamente os elementos do MCR, deslocaram-se à Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, que foi inaugurada em 3 de Outubro de 1880, que permitiu aumentar o volume de água Lisboa.As máquinas cujo vapor era produzido por cinco caldeiras, todos do mesmo tipo, êmbolos verticais de dois cilindros cada . Terminada a visita, o almoço habitual foi efectuado no Restaurante PITEU na Graça. Por Manuel Alves, foi distribuido um DVD com as actividades efectuadas no ano de 2010. Este DVD do ano de 2010, prima pela qualidade e som e servirá para recordar as visitas efectuadas e os angulos fotográficos obtidos. Foi presenteado com a oferta habitual José Mauricio pela passagem de mais um aniversário. Não conseguimos obter uma foto do evento ... mas na próxima estará em publicação. Juntamos algumas fotos deste convivio.