sábado, 27 de novembro de 2010

21º.CONVÍVIO CULTURAL GASTRONÓMICO
















No dia 24 de Novembro de 2010, os elementos do MCR, dedicaram o dia ao MAR. E assim, deslocaram-se a Cacilhas para visitarem a fragata D. Fernando II e Glória. A bordo fomos amavelmente recebidos, tendo-nos sido facultada a entrada gratuída, pelo facto do nosso reformado Manuel Alves ter pertencido às Formas Armadas da Marinha Portuguesa. O Custo das entradas reverteu para o fundo do MCR. A fragata visitada, foi construída em Damão e lançada à água em Outubro de 1843. O navio estava preparado para receber 60 bocas de fogo e a sua guarnição variava entre 145 e 379 homens. Em algumas viagens chegou mesmo a transportar mais de 600 pessoas. Durante mais de 33 anos fez a ligação entre Portugal e os territórios portugueses da Índia, percorrendo mais de cinco voltas ao Mundo. Em 1963, um violento incêndio destruíu o navio em grande parte, tendo permanecido encalhado no Tejo. Mais tarde a Marinha conduziu todo o processo de restauro e actualmente está como se encontrava em 1850.É a última fragata exclusivamente à vela e representa a brilhante história marítima portuguesa, orgulho de todos nós. Vale a pena visitar, pena é que aqui tão perto, as pessoas não visitem esta grande maravilha. É uma visita com muitos pormenores de realçar, os canhões, a enfermaria, o gabinete do Comandante, a sala de refeitório, a pequena capela, a carpintaria, o paiol e outros. A terminar, e dedicado ao Mar, ao almoço foram servidos dois robalos grelhados no Restaurante Janeiro. Foi um dia memorável e com receitas apreciaveis para o fundo do MCR. Para assinalar a facto, anexamos algumas fotos para memória futura.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

20º. CONVIVIO - CONTINUAÇÃO
















Após o almoço, os elementos do MCR, deslocaram-se à aldeia típica de José Franco, sita no Sobreiro, a caminho da Ericeira. O artista recuperou os usos e costumes das gentes do concelho. Nesta aldeia, existem salas de aula, com pequenas carteiras em madeira, ardosias, menina de cinco olhos, uma mercearia, um barbeiro-dentista, um moinho de vento, uma azenha movida a água, uma adega com todos os utensilios uma taberna, um ferrador, enfim uma aldeia toda ela em movimento. Existe igualmente uma aldeia cheia de figuras em miniatura nas suas actividades diárias que são o encanto de todos. O artista José Franco nasceu em 1920. Teve 15 irmãos sendo uma família de oleiros. Em 1945, nasceu a aldeia aos poucos, tendo agora a sua real dimensão que é uma grande atracção turistica.Como foi um dia com muita actividade, aqui vai o que é o ACIDO LACTICO. O ácido láctico, é um dos primeiros ácidos conhecidos e foi descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele, num leite coalhado. É produzido nos músculos a partir do ácido pirúvico, durante exercicios vigorosos, produzindo dores musculares ou caimbras. É encontrado no suco da carne, leite azedo nos musculos e em alguns orgãos ou plantas de animais. É a razão pela qual depois de almoço na fotos estão todos sentados. "Acido láctico"






20º CONVÍVIO CULTUTRAL GASTRONÓMICO
















Os membros do MCR, tiveram no dia 10 de Novembro, uma deslocação a Mafra, para visitarem na sua vertente cultural o Convento de Mafra. Este convento foi mandado construír pelo Rei D. João V, o Real Convento de Mafra, que é o mais importante monumento barroco portugûes. A direcção da obra foi de João Frederico Ludovice, ourives alemão, com formação em arquitectura em Itália. O Palácio convento, tem um a das mais importantes bibliotecas portuguesas, constituídos por cerca de 40.000 livros e inúmeras obras artisticas. Tem dois carrilhões e 92 sinos. As obras do convento, tiveram início em 1717, lançamento da primeira pedra e a 22 de Outubro e 1730, dia do 41º aniversário do Rei D. João V, fez-se a inauguração da Basilica. O Mosteiro reflete o estilo de vida dos monges franciscanos. Possui um Hospital e uma Farmácia. Em tempos as cerimónias da Basilica eram acompanhados de cantos Gregorianos. O convento de Mafra foi um dos finalistas para as sete maravilhas de Portugal em 2007. Depois de efectuada a visita, foi o merecidos almoço no Restaurante "Armazem dos Grelhados" no sitio de Sobreiro. Juntam-se algumas fotos, algumas para descanço do "ácido lactico" Continua ...