sexta-feira, 30 de outubro de 2009

VISITA AO MOINHO MARÉ CORROIOS E QTA DA FIDALGA SEIXAL
















No dia 20 de Outubro, os elementos do MCR, deslocaram-se ao Moinho de Maré em Corroios, em mais uma visita cultural. O moinho de Maré de Corroios, foi edificado no ano de 1403 por D. Nuno Alvares Pereira e constitui em belissimo aproveitamento da energia das marés. Tem presentemente ao dispor dos visitantes, um conjunto de computadores, onde se pode observar em pormenor como os referidos moinhos trabalhavam. Foi uma visita muito proveitosa e muito agradável, sendo de realçar o bom gosto como as peças se encontram expostas por todo o moinho. Pena é, que uma grande parte da população não se desloque ao local para apreciar o refererido Moinho. Pela nossa parte, estamos a divulgar uma visita ao Moinho de Maré de Corroios, uma vez que habitamos na freguesia e, julgamos que é esse o nosso dever.





Seguidamente deslocamo-nos à Qta da Fidalga no Seixal, onde podemos observar o que seria aquela Quinta em tempos passados. Local muito agradavel, onde se podem promover diversos eventos culturais e que merecem uma visita por parte da população, de modo a poderem observar os lindos jardins e fontes trabalhadas em conchas.





A terminar, foram os elementos do MCR confraternizar num almoço no Restaurante Retiro da Aldeia, onde foi presenteado o reformado João Ilidio com a habitual estatueta.





destas agradaveis visitas e do almoço, juntamos algumas imagens.





segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VISITA QTA DA BACALHOA - DIA 23/09/2009
















No dia 23/9/2009, os reformados do MCR visitaram a Qta da Bacalhoa, situada em Brejos de Azeitão, bem como o respectivo Palácio da Bacalhoa, de rara beleza. A visita foi superiomente guiada, tendo sido realçado em pormenor a idade das oliveiras com mais de 2400 anos, que foram transplantadas do Alqueva. Seguidamente foram visitadas as caves onde se encontravam vários barris de moscatel e foi explicado a sua colheita e fermentação, bem como os vinhos que são comercializados. Como estamos na época da vindimas, assistimos ao descaregar de uvas e ao processo de esmagamento. De imediato, deslocamo-nos ao Palácio da Bacalhoa, cuja visita foi espectacular, tendo sido observado a riqueza e conteúdo histórico, sempre altamente explicado pela guia que nos acompanhou, nos pormenores arquitetonicos, quadros expostos, jardins e plantas que existem no Palácio. A terminar houve uma prova de vinhos, tendo os elementos do MCR feitos algumas estravagâncias. Foram tiradas cerca de 100 fotografias, que oportunamente serão distribuidas em CD desde o início do ano. Para acabar tudo em beleza, realizou-se o habitual almoço no Restaurante Janeiro, tendo sido presenteado António Marques pela passagem do seu aniversário. Juntamos algumas fotos, deste memor+avel convivio.