sábado, 30 de maio de 2009

MAIS IMAGENS DA VISITA DOS SALIOS Á CAPITAL
















Fotografias da excursão provida pelo MCR à capital do País. Podem-se observar vitrais na Casa do Alentejo, o elevador da Glória, (pasme-se que novidade, um carro-eléctrico a subir), brindando com Vinho do Porto no Solar, estudando a ementa do mesmo Solar e uma bela imagem de uma estatueta. Um dia muito enriquecedor, na cultura, na caminhada e na gastronomia.

A EXCURSÃO DOS SALOIOS A LISBOA
















Imagens da deslocação de um grupo de saloios reformados a Lisboa. Observando a profundidade do tanque no Museu da Mãe dÁgua. Uma estátua pouco conhecida no Jardim da Patriarcal. Vejam o que de bonito há em Lisboa. Esta sacada é digna de ser vista. Lisboa devia possuír imensas sacadas deste género. Ainda há quem cuide da beleza da cidade e a pessoa que rega é já idosa. Uma vista sobre Lisboa obtida do Jardim de S. Pedro de Alcantara e uma estátua ao Ardina no mesmo local.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

ANIVERSARIANTES
















Fotos da entrega das estatuetas aos aniversariantes Jorge e João, quando do almoço na Casa do Alentejo. Vistas com rara beleza das instalações e um bela "careca"

VISITA AO MUSEU DA MÃE DÁGUA
















Fotos obtidas quando da visita ao Museu da Mãe dÁgua no dia 20 de Maio 2009. Realço, finalmente, como de pode verificar "uma luz ao fundo do túnel". Do terraço do Museu, também se pode observar uma espectacular vista para a outra margem do Tejo. Soberdo.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

MUSEU DA MÃE D ÁGUA


Foto do interior do Museu da Mãe d´Agua, onde se iniciou a visita. Vale a pena visitar.

FOTOS DO CONVIVIO DE 20 MAIO
















5º ALMOÇO CONVIVIO/CULTURAL - 20 MAIO
















Como estava previsto, às 9.30 teve início o passeio cultural do MCR. Saída do CRDBR com destino ao Museu da Mãe dÁgua sito nas Amoreiras. As primeiras contrariedades uma vez que alguns elementos do MCR, naõ sabem andar em transportes públicos e dificultou imenso a locomoção perguntando por várias vezes onde estamos e onde saímos (em voz alta). Chegados ao Museu iniciou-se a visita pormenorizada que foi muito elogiada. Tiradas algumas fotos foi ini ciada uma caminhada em direcção ao Jardim da Patriarcal e Jardim S. Pedro de Alcantara para observar uma linda vista de Lisboa. De seguida, uma visita ao Solar do Vinho do Porto,onde se tomou um aperitivo e apreciar a decoração e o respectivo PORTO, que foi do agrado de todos. Retomada a marcha em direcção ao Largo do Carmo, Chiado e Casa do Alentejo, onde foi a paragem para almoço. Foram oferecidas as estatuetas aos aniversariantes e apreciada em pormenor a riquissima decoração dos salões da CasaRegional. Continuando a desbravar Lisboa, foram recordados velhos tempos de todos , apreciando umas ginginas" com e sem elas". Continuando pelo Rossio, Rua Augusta e Cais do Sodré, outra contrariedade com a aquisição dos bilhetes. Lembro aqui que o colega Freixiosa frisou que os elementos do MCR deveriam andar identificados nesta deslocações, uma vez que nas multidões, onde não estão habituados, perdem-se e causam sérias precocupações. Temos imensa pena que o colega Freixiosa (em gozo de merecidas férias) e Ivas não estivessem presentes, uma vez que estamos certos este passeio seria do inteiro agrado de ambos. Regresso ao Miratejo às 17 horas. Publicamos algumas fotos deste evento obtidas pelo reporter Alves. Outras há que serão publicitadas em breve ,efectuadas pelos colegas Ilidio e Carvalho.

terça-feira, 12 de maio de 2009

O MCR E A CULTURA

Mantendo o convívio dos reformados deste movimento, o mês de Maio foi dedicado à cultura. Assim os elementos que constituem o MCR, vão visitar o Museu da Mãe da Água nas Amoreiras, no período da manhã, seguindo-se depois o habitual almoço. Para quem não conhece o Museus, deixo aqui algumas notas: " O reservatório da Mãe dÁgua das Amoreiras, é o depósito (o cálice) que recolhe as águas provenientes do Aqueduto das Aguas Livres no distrito de Lisboa. Foi projectado em 1745 e construído no Jardim das Amoreiras, ficando concluído em 1834. Inicialmente pensada para ser construída entre São Roque e os terrenos do Palácio dos Condes de Soure, a Mãe de Agua foi desenhada pelo arquitecto hungaro Carlos ardel (1696-1763). Foram demolidas algumas casas e o solo terreplanado. Acabou por ser edificada em Campolide de Baixo, junto ao Rato, por ordem de Sebastião José de carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal. Mardel trabalhou na Mãe dÁgua a partir de 17445 até1763, ano da sua morte. O projecto estava inacabado e foi retomado por Reinaldo Manuel dos Santos (1731-1791. A alteração de arquitecto fez com que também o desenho do edificio tenha sido alterado, tanto no in terior como no exterior. O projecto foi terminado apenas em 1834, já no reinado de D. Maria II, com a construção da cobertura, tando apenas nessa altaura começado a trabalhar em pleno.De linhas arquitectónicas de uma sobriedade invulgar, a construção assenta sobre o envasamento elevado em relação às ruas circundantes e onde, no interior surge a cascata e a Arca dÁgua com 7,5 metros de profundidade e uma capacidade de 5.460 m3" TEXTO RETIRADO DA INTERNET.
As coisas que eu sei ... Assim o dia será em cheio a saber: Saída de Miratejo do local habitual com destino à Estação de Comboios de Corroios com saída em EntreCampos. Seguidamente o Metro até ao Rato. Passados 5 minutos visita ao Museu da Mãe dÁgua. Terminada a visita, volta-se ao Largo do Rato seguindo pela Rua da Escola Politécnica, passando pelo Jardim Botânico, Faculdade de Ciências e Procuradoria Geral da República. Visita da Jardim da Patriarcal. De seguida, mais 10 minutos adorar o panorama do Jardim de S. Pedro de Alcantara. Depois de tiradas algumas fotos atravessar para o outro lado da Rua e visitar o Solar do Vinho do Porto e provar o mesmo (para matar o cansaço). Continuar até ao Largo da Misericórdia, passando pela Cervejaria Trindade e pela Livraria Barateira, Teatro da Trindade e Teatro Ginásio, descendo depois da Largo Carmo, se houver tempo visitar o Convento do Carmo. Descer o Chiado, observar a "Menina das Tranças Pretas" com destino à Casa do Alentejo. Depois do repasto. beber uma Ginginha em local apropriado, passar junto ao Teaatro D. Maria, observar o delevador de Sta. Jun ta (como os turistas) rumar ao Cais do Sodré e embarcar no Cacilheiro para Cacilhas. Entrar no Metro de superficie com destino a Corroios. FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS. Se não houver qualquer alteração sera este o programa. Espero qjue seja o agrado de todos. Apresento os meus cumprimentos e aceito sugestões. Um abraço reformador.
C Fidalgo

quinta-feira, 7 de maio de 2009

IDEIAS E SUGESTÕES

A participação de todos os nossos amigos é bem vinda neste espaço. Ela tem sido muito fraca, exigua, quase inexistente. Tem sido o camarada FIDALGO ,com o seu exemplo que tem mantido viva esta ideia do blogue.
É bom que a malta apareça . Se há reformados que trabalham mais agora do que quando estavam no activo então considerem isto um trabalho e escrevam qualquer coisita. Outros perdem um dia de horas de trabalho a ver mails pouco duvidosos ,obscenos,indecorosos, aproveitando a ausência das respectivas para se consolarem...!!! Isto é muito feio meus amigos. Estamos no mês de Maio, aparição da virgem Maria aos pastorinhos, vejam se se convertem e tornem-se mais exemplares , humildes, enfim, solidários.
Nestes princípios acima referidos podemos partir para a prática. Assim ponho à vossa consideração esta sugestão que surgiu após profunda reflexão de meditação quando tabalhava;
Todos temos "Monos" e muitas vezes não lhes damos destino e uso apropriado, então vamos divulgando entre nós aquilo que já não nos serve ,porque engordamos ou ficamos mais snobs, nomeadamente; casacos, camisas,calças, cuecas (sem sinais fecais/mictoriais), meias (não remendadas) cintos, pentes ,carteiras etc,etc. enfim coisas que tenham ainda alguma qualidade. Vamos falando e divulgando, por exemplo também existem sapatos que ainda gastam meias solas, outro exemplo muito interessante, alguém pode ter próteses diversas que estão ainda em bom estado e que serão úteis aos que vão ficando mais velhos. Ainda, para consolidar a nossa saúde não se desfaçam dos comprimidos que estão a usar, podem bem servir à medicação dos outros, pois com o passar do tempo já existe muita similariedade.
Isto não é brincadeira meus amigos. Vejam as vantagens retiradas: A poupança monetária, a apresentação visual etc,etc.
Mãos à obra, venham mais ideias
Passem bem, abraços
MFreixiosa

sábado, 2 de maio de 2009







4º ALMOÇO CONVIVIO MCR - RESTAURANTE CANGALHO
















Realizou-se no dia 29 de Abril, o 4º almoço convívio dos elementos do MCR-MOVIMENTO CIDADÃOS REFORMADOS, que teve lugar na região de Palmela - Olhos de Água - Pinhal Novo. Estiveram presentes a este convívio, que esteve muito animado. alguns convidados do reformado Freixiosa, igualmente reformados, que totalizaram 12 elementos.





Foi entregue ao aniversariante Freixiosa, uma estatueta em ouro, pela passagem de mais uma feliz Primavera e que tenhamos a sua presença e de todos por mais alguns anos. Publicamos algumas fotografias do referido almoço, que decorreu em ambiente de grande confraternização. O MCR agradece a todos a boa colaboração.

PENSAMENTOS PARA O MES DE MAIO - AUTORES DESCONHECIDOS

A beleza de uma mulher não é um presente feito ao homem, é apenas um suborno.

A mulher preocupa-se com o ,futuro até encontrar marido; o homem começa a preocupar-se com o futuro quando encontra uma mulher.

O casamento é o sacrificio que o homem faz pelo sexo e o sexo é o sacrificio que a mulher faz pelo casamento.

Maridos e esposas não entendem um ao outro porque são de sexos diferentes.

Mulheres jovens e bonitas são uma propaganda enganosa.